Bacia do Paramirim recebe novos investimentos da CAR - CAR

Bacia do Paramirim recebe novos investimentos da CAR

08/03/2017

Em visita ao Território Bacia do Paramirim, na última terça-feira (07), o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, assinou convênio e visitou obras de unidades de beneficiamentos que ajudarão no fortalecimento da agricultura familiar e na dinamização da economia na região.

“Nós estamos apoiando empreendimentos de associações e cooperativas que ajudam a agregar valor aos produtos da agricultura familiar, este território começa a dar um salto importante com a implantação de unidades de beneficiamento, diversificando o potencial produtivo que existe aqui e precisa ser revelado” afirmou Dias.

A associação de apicultores do município de Macaúbas aproveitou a visita do diretor-presidente da CAR para assinar convênio no valor de R$132 mil, com a finalidade de implantar uma unidade de beneficiamento de mel, que beneficiará mais de 40 famílias. ”Essa casa de mel pronta, vai ajudar a gente a expandir nossos produtos e ganhar mais mercado. Aqui tem um potencial produtivo muito grande, além de ajudar a empregar diversas famílias e segurar o jovem no campo”, celebra o presidente da associação, Aparecido de Jesus.

Em Lagoa do Leite, zona rural do município de Caturama, as obras de implantação de um laticínio estão a todo vapor. O empreendimento que está sob a responsabilidade da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado de Marota, conta com um investimento de mais de R$800 mil e será inaugurado ainda este ano. “Nossa expectativa é produzir queijo, manteiga e cinco mil litros de leite por dia, tudo indica que haja uma geração de 1.500 empregos diretos e indiretos”, informa Avanice Cardoso, membro da Associação que esteve na visita da obra.

Demonstrando que o Território Bacia do Paramirim tem um potencial produtivo diversificado, a Cooperativa de Fruticultura Irrigada de Paramirim (Coofipa), tem trabalhado para que a Unidade de Beneficiamento de Frutas seja inaugurada no segundo semestre de 2017. O empreendimento, que está sendo construído, conta com um investimento de mais de R$270 mil e conta com apoio da CAR e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). ”Essa obra, que vai beneficiar mais de 250 famílias, é um divisor de águas para o Território e vai nos ajudar nós a agregar valor em nossa produção e termos mais renda”, comemora João de Almeida, que integra a equipe administrativa da Coofipa.

Asamil: Depois de passar por Macaúbas, Caturama e Paramirim, o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, aproveitou e foi até o município de Livramento de Nossa Senhora e visitou a sede da Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento (Asamil), que tem a missão de contribuir na construção de alternativas para o desenvolvimento do semiárido e o fortalecimento das organizações da sociedade civil.

“Receber a visita de Wilson Dias e vê-lo conversando com gestores, prefeitos, presidentes de sindicatos, vereadores e secretários de agricultura, mostra o compromisso da CAR e da SDR com o produtor rural, além reafirmar a importância da política territorial”, comenta o coordenador executivo da Asamil, Caio Silva.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS