Bahia Produtiva capacita consultores para elaboração de plano de negócios - CAR

Bahia Produtiva capacita consultores para elaboração de plano de negócios

27/07/2017

O projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta quinta-feira (27), um encontro técnico com os 60 consultores contratados pelo projeto para a realização de plano de negócios.

De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, o encontro foi para alinhar os procedimentos dos consultores contratados pelas associações e cooperativas e pelo Sebrae. “O objetivo é que todas as dúvidas sejam esclarecidas e os procedimentos bem definidos para que a elaboração dos planos de negócios avance. Serão elaborados 304 planos voltados para o mercado, cerca de 200 já estão em execução. É um documento necessário, que indica a viabilidade da ação”.

As orientações sobre o projeto foram repassadas pelo assessor do Bahia Produtiva, Guilherme Souza. Ele destacou que o encontro foi um momento de também ouvir os consultores e saber como estão sendo executados esses planos, o envolvimento deles com as cooperativas, as dificuldades enfrentadas e a partir daí alinhar a estratégia do projeto: “Precisamos alinhar as melhorias necessárias para que tenhamos planos de negócios com mais qualidade, mais excelência e, que, de fato, possamos ter subprojetos financiados, com possibilidades de alcançar mais mercados, e desenvolver os beneficiários do nosso projeto”.

A programação também contou com um panorama das oportunidades de mercado para o setor de alimentos: os novos hábitos de consumo e o desafio da agricultura familiar como player desse mercado, feito pelo consultor do projeto Arnoldo Campos. “O grande desafio dos consultores de mercado é ajudar os empreendimentos, apoiados pelo Bahia Produtiva, a definir as estratégias de negócios. Temos que investir na organização para que nossos empreendimentos sejam profissionalizados, tenham capacidade de administrar suas finanças e seus clientes, de uma maneira mais eficiente. Isso é fundamental para que tenhamos sobrevivência no futuro”.

Foi realizado ainda um painel com os especialistas de cada cadeia produtiva do Bahia Produtiva. Fizeram uma apresentação das especificidades de cada projeto os especialistas da cadeia de apicultura, Lívia Viana, da pesca e Aquicultura, Alexandre Macedo, da Bovinocultura, José Antônio, da Caprinovinocultura, Cariza Cezimbra, e da Fruticultura, Marcos Pitangueiras.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS

  • 120x90
  • logo120x90-01
  • agua para todos

MULTIMÍDIA

  • VÍDEOS
  • ÁUDIOS
  • FOTOS
  • MATERIA MARCIONILIO SOUZA 060416 JS 0329 [Download]

  •