Barreiros trincheira transformam a realidade de famílias baianas - CAR

Barreiros trincheira transformam a realidade de famílias baianas

06/10/2017

Comunidades rurais dos municípios de Jequié, Manoel Vitorino, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho estão sendo contempladas com a implantação de 210 cisternas calçadão e 150 barreiros trincheira. A ação, que vai beneficiar 360 famílias, é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do programa Água para Todos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com a subcoordenadora do programa Água para Todos, Kamilla Santos, as famílias receberam com entusiasmo a execução do projeto, o acompanhamento sistemático da entidade, as reuniões e capacitações que tiveram a oportunidade de participar: “Foi muito gratificante ouvir as famílias dizendo que estão satisfeitas e felizes com a tecnologia social construída, ver que em tão pouco tempo já estão produzindo e colhendo os frutos da produção. Sem dúvida, a SDR/CAR vem ampliando os caminhos para a convivência com o semiárido, com ações que promovem o acesso à água para produção e dessedentação animal”.

As famílias foram selecionadas de acordo com os critérios exigidos pelo Programa Cisternas, e estão dentro do perfil do programa Bolsa Família. Já haviam sido beneficiadas com a água de consumo humano e, agora, estão conquistando a implantação de uma tecnologia social que possibilita o armazenamento de água para produzir seu próprio alimento, garantindo segurança hídrica e segurança e soberania alimentar para as famílias atendidas. Entre as ações previstas está ainda a realização de intercâmbios de experiências que possibilitarão aos agricultores e agricultoras familiares partilhar e construir novos conhecimentos.

A jovem agricultora Daiane Bispo dos Santos é de uma das famílias beneficiadas pela recente construção do barreiro trincheira, que acumulou, com a chuva dos meses de maio e junho, água suficiente para a produção: “Antes da tecnologia a gente tinha vontade de plantar, mas não havia como. Quando entrou água no barreiro trincheira meu pai foi logo cuidando de cercar com as sementes que a gente recebeu. E agora temos esses alimentos para o nosso consumo”.

A agricultora conta que, com o aumento da produção, a família pretende comercializar o excedente. Na propriedade já existe plantação de batata doce, cenoura, quiabo, alface, couve, tomate cereja, tomate e pepino: “A maioria das coisas plantadas são das sementes que a gente recebeu”.

No município de Jequié foram construídos 30 barreiros trincheiras, nos meses de maio e junho de 2017, e mais 42 cisternas encontram-se em fase construção. Alguns deles acumularam uma quantidade esperada de água da chuva, durante o inverno. As famílias beneficiadas participaram durante três dias do curso de gestão da água e produção de alimentos.

As famílias receberam ainda o kit composto por regador, arame farpado, alicate, balacim, tela sombrite, alavanca, grampo, enxada, mangueira e sementes diversas. As entregas têm o objetivo de valorizar e potencializar a vocação produtiva dessas famílias.

Os barreiros trincheira possuem a capacidade de armazenar 500 metros cúbicos de água da chuva para produção e dessedentação animal. As cisternas calçadão, que também são destinadas ao armazenamento de água para produção, têm capacidade de 52 mil litros.

 

Enviar notícia para amigo

PROJETOS

  • 120x90
  • logo120x90-01
  • agua para todos

MULTIMÍDIA

  • VÍDEOS
  • ÁUDIOS
  • FOTOS
  • MATERIA MARCIONILIO SOUZA 060416 JS 0329 [Download]

  •