Chefs de cozinha e técnicos do projeto Bahia Produtiva participam de evento sobre tendências de mercado - CAR

Chefs de cozinha e técnicos do projeto Bahia Produtiva participam de evento sobre tendências de mercado

09/03/2017

Discutir as novas tendências de mercado. Com esse intuito, o Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu, nesta quarta-feira (08), uma reunião com coordenadores e assistentes de todos os Territórios de Identidade da Bahia.

O evento, que segue até a próxima sexta-feira (10), é o VII Módulo de Capacitação realizado pelo projeto e está sendo realizado no auditório do Hotel Real Classic, em Salvador.

O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, explicou que o Bahia Produtiva tem o objetivo de apoiar as cooperativas para que elas acessem mercados cada vez mais globais, com maior escala, posicionando seus produtos com melhores preços e possibilidades de mercado. “Para isso, estamos fazendo uma reflexão de quais são essas novas tendências, onde as cooperativas podem se inserir nesse mercado que tem a tendência para produtos saudáveis e sustentáveis”.

A programação contou com um painel de desafios e inovação do mercado e as tendências para a agricultura familiar, com a participação do consultor do Bahia Produtiva, Arnoldo Campos e de grandes nomes da gastronomia baiana, como os chefs Fabricio Lemos e Caco Marinho e a representante do Slow Food no Brasil, Revecca Tapie.

Para Fabrício Lemos, o objetivo é mostrar aos representantes dos territórios qual o tipo de produto que os restaurantes esperam e como querem receber os produtos. “Nossa missão como chef de cozinha está ligada a mostrar ao consumidor final as alternativas que eles podem ter utilizando de produtos diferenciados. A agricultura familiar é uma questão de sustentabilidade e qualidade do produto. É necessário para sobrevivência de restaurantes e bares o apoio à agricultura familiar”.

Também participaram do painel os presidentes da Cooperativa Agroindustrial Pintadas (Cooap), Valcyr Rios, da Cooperativa Agropecuária de Jiló (Coopag), Fred Jordão, que contaram suas experiências de sucesso à frente dos empreendimentos.

O assistente territorial do Vale do Jiquiriçá, Robson Andrade, afirmou que a realização dos módulos é um diferencial do projeto. “Essas capacitações constantes nos ajuda a levar mais qualidade da proposta da implementação de políticas públicas para a agricultura familiar em nosso estado. Hoje foi mais uma etapa para abordar novos assuntos referentes à execução do projeto. A partir dessa metodologia passada, aplicamos em campo e temos um ganho considerável, e passamos o conhecimento à frente para as cooperativas e associações do nosso território”.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, esteve presente e afirmou que essa agenda do Bahia Produtiva proporciona uma avaliação muito positiva. “Nós estamos no terceiro ano do Bahia Produtiva. Preparamos, arrumamos os editais, dialogamos com o Banco Mundial e capacitamos as equipes. Nesse momento, que temos novos prefeitos e prefeitos reeleitos, é importante dá um alinhamento para que essa equipe possa dialogar melhor com as prefeituras”.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS

  • 120x90
  • logo120x90-01
  • agua para todos

MULTIMÍDIA

  • VÍDEOS
  • ÁUDIOS
  • FOTOS
  • MATERIA MARCIONILIO SOUZA 060416 JS 0329 [Download]

  •