Desenvolvimento Rural é debatido em encontro no Portal do Sertão - CAR

Desenvolvimento Rural é debatido em encontro no Portal do Sertão

04/10/2017

Dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), secretários municipais, entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (ATER), Colegiado Territorial, Consórcio Público e movimentos sociais do Território de Identidade Portal do Sertão, estão reunidos nesta quarta-feira (04), no auditório do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Feira de Santana, para a realização da Agenda Territorial para a Integração de Políticas Públicas. O objetivo principal do encontro é a elaboração de um plano de ação compartilhada.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, a Agenda Territorial acontece alguns meses depois da primeira aproximação da SDR com os municípios, quando foi adotado o sistema SETAF e Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), como metodologia para estreitar essa relação.

“Este é um momento para realizar os ajustes e encaminhamentos necessários ao sistema de parceria entre a SDR e os municípios baianos, fortalecendo e valorizando o papel das secretarias municipais de Agricultura”, ressalta Dias, que observa ainda que encontros como esse devem torna-se uma rotina, para a realização periódica de um balanço das ações executadas em parceria.

A coordenadora do Colegiado Territorial do Portal do Sertão, Dinorah Lobo, destaca que a função do colegiado é acompanhar e avaliar a elaboração e execução de políticas públicas e colaborar para que as ações cheguem de uma forma adequada para ao público beneficiário: “Reuniões como esta são importantes e imprescindíveis para que as políticas aconteçam e venham atender às necessidades dos agricultores e agricultoras familiares”.

Entre as ações ofertadas pela SDR, a serem executadas em parceria com as prefeituras municipais, estão a prestação de ATER, projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, adesão ao Garantia-Safra, regularização fundiária, programa de mecanização rural, distribuição de mudas e sementes, formação de conselheiros municipais, entre outras.

Para Antônio Maia, que representa a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de São Gonçalo dos Campos, o trabalho realizado pela SDR ao firmar parcerias com os municípios baianos para atuar no desenvolvimento rural, está sendo muito bom: “Nosso município, que faz parte do consórcio público e já aderiu ao SEMAF, está ficando mais próximo da SDR”.

A secretaria está trazendo ações e nos capacitando para que a gente possa fazer acontecer a agricultura familiar no município, que tem potencial para a agricultura e para a criação de galinha caipira. Estamos buscando nos fortalecer cada vez mais, com políticas que venham não só combater a fome, mas que tragam comida de verdade, com a conscientização da Agroecologia, e o importante apoio do Governo”.

O trabalho em conjunto, entre Governo do Estado e prefeituras municipais é possível devido à adesão dos municípios à implantação dos SEMAFs. Na Bahia, mais de 400 municípios já aderiram ao SEMAF, iniciativa da SDR, realizada em parceria com as prefeituras municipais, para fortalecer a agricultura familiar no estado. É um serviço do município para atendimento direto aos agricultores familiares baianos.

A ação, que acontece nesta quarta-feira (04), simultaneamente nos Territórios Costa do Descobrimento (Eunápolis), Vale do Jiquiriça (Ubaíra), Bacia do Rio Grande (Barreiras) e Irecê (Irecê), está sendo realizada nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os encontros são voltados para gestores municipais, secretários e secretárias municipais de Agricultura ou estruturas equivalentes, dirigentes dos consórcios públicos, núcleos diretivos dos colegiados territoriais e dirigentes de entidades prestadoras de ATER, entre outros participantes.

Os encontros têm como perspectiva fortalecer o trabalho em prol do desenvolvimento rural na Bahia, realizado em parceria com as prefeituras municipais, consórcios públicos, colegiados territoriais, entidades prestadoras ATER e organizações da sociedade civil, voltadas para o segmento da agricultura familiar.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS