Equipe do Pró-Semiárido apresenta trabalhos no VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia - CAR

14/09/2017

A análise da participação de mulheres agricultoras no associativismo comunitário na produção agrícola e agroecológica e a metodologia para elaboração de um Plano de Investimento em um Território Rural foram temas levados pelo projeto Pró-Semiárido ao X Congresso Brasileiro de Agroecologia e VI Latino-Americano, evento que acontece em Brasília, de 12 a 15 de setembro. O Pró-Semiárido é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com financiamento do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Um grupo de agrônomos do projeto está participando como congressista. Coube à assessora de Gênero, Raça, Etnia e Geração, Beth Siqueira, apresentar artigo onde identifica de que forma e em que medida o exercício de cargos e funções de direção, administração e gestão de recursos, como executoras de projetos governamentais de desenvolvimento rural, propicia processos de empoderamento das mulheres agricultoras familiares no espaço público e no âmbito doméstico-familiar.

Foram registradas e analisadas as trajetórias e experiências de mulheres agricultoras familiares que participaram das ações desenvolvidas pelo Projeto Gente de Valor, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em 34 municípios da região semiárida, entre 2007 e 2012. Os resultados indicaram que as mulheres agricultoras se empoderaram, principalmente no nível do empoderamento individual, mas, também, no nível organizacional.

Os técnicos do projeto, Vitor Leonam e Emanoel Amarantes, apresentaram a experiência do Pró-Semiárido no Painel de Relato de Experiência Técnica, acerca do tema Metodologia para Elaboração de um Plano de Investimento em um Território Rural. Eles relataram a experiência vivenciada na construção de Plano de Investimento de Território Rural do município baiano de Casa Nova.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS