Gestores dos projetos de desenvolvimento rural do Brasil se reúnem em Salvador - CAR

Gestores dos projetos de desenvolvimento rural do Brasil se reúnem em Salvador

29/11/2017

Gestores de projetos de desenvolvimento rural de dez estados brasileiros, financiados pelo Banco Mundial, estão reunidos em Salvador, nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), para um intercâmbio intitulado Construindo Projetos Sustentáveis. O evento, promovido pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem o objetivo compartilhar boas práticas, dificuldades e soluções encontradas na gestão dos projetos.

Os temas são relacionados ao que há de interesse comum nos projetos, como Monitoramento e Avaliação, Mercados e Políticas Públicas, Plano de Negócios e Assistência Técnica e Apoio à Gestão e estão sendo discutidos pelos representantes do Acre, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e São Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, participou da abertura do evento e destacou que a Bahia tem uma singularidade, pois é o estado com a maior quantidade de agricultores familiares do Brasil: “Em nome do governador Rui Costa, estamos recebendo este grupo para fazer um intercâmbio e a expectativa é que possamos beber um da fonte do outro. Estamos em fases distintas do projeto Bahia Produtiva, já lançamos alguns editais e construindo novos e exigimos um conjunto de reflexões para podermos acertar de forma estratégica”.

A gerente do projeto e especialista sênior em Desenvolvimento Rural, Fátima Amazonas, explicou que os projetos que são financiados pelo Banco para o desenvolvimento rural têm alguns aspectos em comum na maioria dos estados e o objetivo, também comum, é o desenvolvimento da agricultura familiar para que esses produtores possam ter acesso ao mercado: “Essa é uma iniciativa que valorizamos e agradecemos ao Governo do Estado em estar recebendo visitantes de outros estados para essa troca de experiências que resulta em um intercâmbio de conhecimentos, experiências e tecnologias”.

Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, é preciso organizar, avaliar, monitorar e definir as ações para a execução do projeto. “O caminho pode ser encurtado ouvindo e trocando experiências com outros estados”. Dias ressaltou que o intercâmbio acontece no mesmo período do Bahia Rural Contemporânea, maior evento de valorização da agricultura familiar do país, realizado até o próximo domingo (03), no Parque de Exposições de Salvador, onde os participantes do intercâmbio poderão conferir o resultado de investimentos realizados em cooperativas e associações, pelo Governo do Estado.

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a intenção é que ao final dos painéis de discussão dos temas, os participantes possam construir instrumentos que permitam a interação dos projetos e a qualificação da execução deles.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS

  • 120x90
  • logo120x90-01
  • agua para todos

MULTIMÍDIA

  • VÍDEOS
  • ÁUDIOS
  • FOTOS
  • MATERIA MARCIONILIO SOUZA 060416 JS 0329 [Download]

  •