Pular para o conteúdo principal

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA lança Concurso de Jornalismo

 Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA lança Concurso de Jornalismo

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, agência especializada da ONU, promove o relançamento, por meio do Programa Semear Internacional, e em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA, de um concurso de Jornalismo inédito no Brasil. O Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, cujos prazos foram prorrogados em razão da pandemia da COVID-19, vai escolher as melhores matérias e reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo FIDA no país. O concurso é direcionado aos profissionais de imprensa que atuam em território nacional e os trabalhos precisam ter sido veiculados até o dia 05 de maio de 2021. Já a data limite para recebimento das inscrições vai até 10 de maio de 2021.

É possível inscrever matérias em quatro categorias: impresso, televisão, rádio e internet, sendo que os primeiros colocados em cada categoria receberão, cada um, o prêmio de R$ 12.500,00, enquanto os quatro segundos lugares serão contemplados com R$ 5.000,00 cada, além de troféus e certificados. Para participar, os jornalistas devem preencher o formulário disponível na página do Prêmio – www.premiodejornalismo.portalsemear.org.br - e enviá-lo, junto com a reportagem, pelos Correios, à Coordenação do Programa Semear Internacional, localizada à Rua da Graça, 164, Graça, Salvador, Bahia, CEP 40150-055. No site também estão disponíveis, entre outras informações, o edital completo do certame e os contatos dos assessores de comunicação dos projetos FIDA, que poderão sugerir pautas e agendar entrevistas.

São seis os projetos apoiados pelo FIDA, com o suporte do Programa Semear Internacional, no semiárido brasileiro: Dom Helder Câmara II, Pró-Semiárido, Paulo Freire, PROCASE, Dom Távora e Viva o Semiárido. Tais projetos atuam nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 250 mil famílias e contribuindo para a erradicação da pobreza. Mais informações preliminares sobre os projetos FIDA podem ser obtidas no próprio site do Programa Semear Internacional – www.portalsemear.org.br.

 

Os trabalhos jornalísticos devem abordar temas como: técnicas de beneficiamento e formas de comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos apoiados pelo FIDA e pelo Semear Internacional, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, gestão do conhecimento e atividades de produção e disseminação de conteúdos e saberes rurais. Além de temas relacionados a quilombolas e indígenas.

 

O objetivo do Prêmio de Jornalismo é contribuir para divulgar as boas práticas rurais nos mais diversos veículos de comunicação, fazendo com que elas sirvam de inspiração e possam ser replicadas em outras regiões. Dessa forma, será possível incentivar a criação de um processo de geração de conhecimento voltado para o desenvolvimento rural. Algumas dessas boas práticas já foram identificadas e implementadas pelos projetos do FIDA no Brasil, e difundidas pelo Programa Semear Internacional, igualmente com o intuito de dar mais visibilidade a estas ações, para que elas possam ser reutilizadas pelo maior número possível de agricultores familiares.

 

Podem participar do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo profissionais da imprensa que tenham veiculado suas produções de caráter noticioso, local ou nacionalmente, em empresas jornalísticas privadas (comerciais) e públicas (não comerciais), com sede ou escritório no Brasil. Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria e o resultado será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.

 

Sobre o Programa Semear Internacional

O Semear Internacional é um programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que possui cinco frentes de trabalho: Gestão do Conhecimento, Monitoramento & Avaliação, Comunicação, Diálogo de Políticas e Cooperação Sul-Sul.

 

O Programa Semear Internacional atua no Brasil com ações ligadas a sistematização e disseminação de boas práticas que possam ser adotadas e replicadas pela população rural para melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso a saberes e inovações no semiárido brasileiro.

 

Por meio da realização de intercâmbios, capacitações, treinamentos e publicações, o Semear Internacional vem construindo uma rede de conhecimentos entre os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, ajudando a promover o desenvolvimento sustentável e equitativo da região onde atua.

Sobre o FIDA

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola é uma agência de investimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em parceria com governos estaduais e federais, realiza acordos de empréstimos e doações para apoiar o desenvolvimento rural. Sua sede está localizada em Roma, na Itália.

No Brasil, o principal foco de investimentos do FIDA é a região semiárida, onde promove ações direcionadas ao fomento de projetos produtivos de geração de renda agropecuária, cooperativismo, associativismo e acesso a mercados. Desde 1980, essas operações já beneficiaram mais de 250 mil famílias.

Com uma meta que tem a promoção da segurança alimentar nutricional e a diminuição da pobreza no meio rural entre os seus pilares, o FIDA incentiva o fortalecimento de atividades que têm, como públicos prioritários, mulheres, jovens e comunidades tradicionais.

Sobre o IICA

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, com sede em San José, na Costa Rica, é o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano (OEA – Organização dos Estados Americanos). Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Está presente no Brasil desde 1964, atuando em projetos com governos municipais, estaduais e o governo federal.

 

Mais informações:

gabriel.monteiro@iica.int

Cel: (71) 99138-1158

Tel: (71) 3042-1804