Departamento de Formação de Órgãos Colegiados - DFOC

keyboard_arrow_up

- SAIBA MAIS -

INSCREVA-SE!

Para participar das Oficinas de qualificação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável – CMDS é necessário preencher a ficha de inscrição no link: http://carweb.ba.gov.br/dfoc.

Envie a ata que comprova sua indicação para: inscricaooficinas@car.ba.gov.br, com o assunto: Ata CMDS "nome da cidade/município".

Recomendações

• Serão indicados 3 representantes por Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS de cada Território de Identidade da Bahia, 2 da Sociedade Civil e 1 do Poder Publico.

• Os CMDS devem formalizar a indicação dos conselheiros através de ata.

• Critérios: gênero e igualdade racial, geração, liderança e habilidade digital.

Prezados pretendentes a participantes das Oficinas de Formação,

A Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, está realizando as Oficinas de Formação para CMDS, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Cada Conselho terá direito a inscrever 3 conselheiros – 1 do poder público, 2 da sociedade civil.

Os critérios são simples, devendo respeitar as diferenças e garantir paridade entre elas. Estamos sugerindo considerar para escolha dos participantes: gênero, geração, igualdade racial, capacidade de liderança, habilidade digital.

Para os CMDS que não realizaram, ainda, sua recomposição, sugere-se reunir o corpo social interessado no exercício do papel de conselheiro e deliberar a participação na oficina. Solicitamos coerência, garantindo que quem venha seja realmente futuro membro do CMDS.

Solicitamos, para todos os casos, anexar a ata da reunião que deliberou pelos 3 participantes, no ato da inscrição.

As despesas com alimentação e hospedagem serão custeadas pela CAR. O transporte está à cargo dos municípios. Solicitamos, com ênfase, que os participantes informem se irão se hospedar (dormir) no local, em pousada/hotel disponibilizada(o) pelo Estado, ou não. Devemos zelar pelo erário público e evitar gastos desnecessários.

A formação seguirá por meios digitais, em rede, telepresencialmente. Muitos serão os produtos com informações, reflexões, e dados importantes para a melhor performance dos CMDS. Uma rede será ativada, para que os CMDS permaneçam, ao nível do território, se relacionando e produzindo suas informações e comunicações.

Preencha todos os dados da ficha de inscrição, eles serão muitos úteis para a continuidade do apoio do Estado aos CMDS.

DFOC

Departamento de Formação de Órgãos Colegiados da CAR.

CRONOGRAMA DAS OFICINAS PARA CMDS

Cornograma ABRIL_ok.png

Cornograma MAIO_okok.png

Cornograma JUNHO.png

Público Beneficiário

Membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, membros dos CODETER – Colegiados de Desenvolvimento Sustentável e funcionários da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

Acesse, curta e compartilhe nossa fanpage no facebook, clique aqui (www.facebook.com/cardfoc)

Área de atuação

Esta iniciativa pretende contribuir para a qualificação da participação social nos rumos das políticas públicas, através da Educomunicação. Seu foco está centrado na Governança e pretende atingir o conjunto dos CMDS e CODETER, através da qualificação de seus membros. A pedagogia Educom, que une educação e comunicação, está de acordo com o que acreditamos para o desenvolvimento sustentável do rural baiano e com a contemporaneidade e suas tecnologias de comunicação. No que diz respeito aos órgãos colegiados, representa maior capacidade de interação com as políticas públicas, e sua concertação. Esperamos que as políticas sejam reconhecidas, criticadas e avaliadas, e que a sociedade e os poderes públicos possam delas tirar o melhor proveito possível, sempre visando os impactos positivos na transformação das realidades a serem enfrentadas.

• attach_file Perguntas e respostas para ação em rede
      Perguntas e respostas para ação em rede

Perguntas e respostas para ação em rede.

São 15 dicas para ajudar os animadores de territórios a se comunicarem melhor em suas redes.

Anexo Size
      Perguntas e respostas para ação em rede_DEFOC_V4.pdf 1.11 MB
    • attach_file RESENHA CRÍTICA: BONETI, Lindomar Wessler. POLÍTICAS PÚBLICAS POR DENTRO
      RESENHA CRÍTICA: BONETI, Lindomar Wessler. POLÍTICAS PÚBLICAS POR DENTRO

A obra “Políticas Públicas por Dentro” de Lindomar Wessler Boneti trata de uma tentativa de apresentação do tema “Políticas Públicas” sob uma perspectiva diferente daquela apresentada pelas instituições de ensino ou aprendidas na academia. Enquanto esta busca analisar as políticas públicas do ponto de vista dos resultados, ou seja, a partir da gerência de recursos públicos, a perspectiva de Boneti é realizar um “estudo” da política pública, dedicando-se ao contexto e toda a complexidade que antecede o seu nascimento. Como ele mesmo cita, é a análise que parte do “momento da gestação da ideia da qual resulta uma ação pública”. Nesse sentido, três aspectos são privilegiados: a complexidade que envolve o princípio da elaboração, a operacionalização e o caráter das políticas públicas, de modo que a obra ficou assim dividida.

Anexo Size
      Resenha sobre Boneti Politicas Públicas por Dentro_.pdf 155.64 KB