Pular para o conteúdo principal

Ações do Governo do Estado levam tecnologia a comunidades rurais do Portal do Sertão

O Governo do Estado levou mais tecnologia para o meio rural dos municípios de Água Fria e Irará, no Território Portal do Sertão, com a entrega de dois tratores com implementos agrícolas, realizada nesta quinta-feira (07), para beneficiar comunidades rurais da região.

A entrega foi realizada pelo governador Rui Costa, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo com o titular da SDR em exercício, essas são duas agendas importantes para o desenvolvimento rural: “O conjunto das nossas ações refletem diretamente na vida do homem do campo. Fizemos a entrega de títulos de terra, tratores, assinatura de convênios do Bahia Produtiva, investimentos diretos na base produtiva".

Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, são investimentos que ajudam a dinamizar a produção da agricultura familiar, com maior nível de tecnologia, na preparação da terra com os tratores e, por outro lado, com as atividades de fomento, que ajudam as famílias a terem animais de melhor qualidade, para melhorar a produtividade: "Soma-se a tudo isso a possibilidade de, com a assistência técnica e extensão rural (Ater), essas famílias progredirem financeiramente e melhorar a sua segurança alimentar".

Para o presidente da Associação Rural de Livramento, de Irará, Antônio Félix, o trator chegou em boa hora: "Agora vamos fazer as nossas plantações. A gente deixava de plantar por falta de um equipamento, e, mesmo quando precisávamos e pagávamos a hora de uso da máquina, era muito pouco para atender a demanda. Estamos felizes de ter um trator desse na comunidade e região, fazendo um trabalho que, realmente, era o que a gente necessitava".

Título de Terra
O governador entregou também, em Irará, 119 títulos de terra para agricultores familiares do território Portal do Sertão, fruto do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, da SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). Foram contemplados agricultores familiares dos municípios de Água Fria, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Teodoro Sampaio.

O título de terra garante aos agricultores a segurança jurídica e a sucessão rural, possibilitando a permanência das famílias no campo com qualidade de vida. Com o documento em mãos, eles podem ainda acessar financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis.

A agricultora Ana Lúcia de Santana, da comunidade rural de Antônio Cardoso, recebeu do governador a posse do título de terra. "Eu morava na minha terra, mas não tinha a posse dela. Essa é uma grande conquista para todos nós. Agora sabemos que é nossa e que ninguém toma da gente". 

Investimentos produtivos
O Governador autorizou também a SDR, por meio da CAR a assinar os convênios do projeto Bahia Produtiva, no município de Irará.

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Irará foi selecionada no edital de Qualificação de Agroindústria e a Associação Rurais das Comunidades Quilombolas da Olaria, Pedra Branca e Adjacências e de a Massaranduba, no edital voltado para Comunidades Quilombolas, totalizando 1,5 milhão para beneficiar 66 famílias.

Em Água Fria, também foi assinado o convênio do edital Aliança Produtiva, com a Cooperativa de Jovens Produtores Rurais da Agricultura Familiar, no valor de 2,4 milhões. Para o presidente da cooperativa, Rafael Santos Borges, o investimento será na área de avicultura com a produção de galinha caipira: "Com o projeto, vamos aumentar geração de emprego e renda dando mais qualidade para as 90 famílias diretamente beneficiadas".