Agentes Comunitários Rurais e de Apicultura do Sudoeste Baiano participam de Oficina de Formação

Agentes Comunitários Rurais e de Apicultura (ACR e ACA), que atuam junto a agricultores e agricultoras familiares, de 19 organizações produtivas, atendidos pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Território de Identidade Sudoeste Baiano, participam, até esta terça-feira (15), da Oficina de Formação e Acompanhamento de ACRs e ACAs.

A ação é realizada por meio de parceria com a Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia (Coopersuba), organização responsável pela prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) a empreendimentos apoiados pelo Bahia Produtiva, nos municípios de Anagé, Condeúba, Mirante, Tremedal, Belo Campo, Jacaraci, Guajeru, Mortugaba, Ribeirão do Largo, Barra do Choça, Presidente Jânio Quadros, Encruzilhada e Vitória da Conquista. O evento tem a participação de técnicos da CAR/SDR e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR).

“A capacitação teórica sobre questões como a certificação orgânica, produtos agroecológicos e a atividade de campo, na unidade de produção, foi muito interessante e nós poderemos aplicar com os beneficiários do projeto e outros agricultores da nossa cidade”, afirmou Helta Costa, agente comunitária que atua junto à Associação Boas Sementes de Tremedal.

A capacitação abrangeu temas como a Agroecologia como Ciência; Mercados de Produtos Agroecológicos; Apresentação do Plano de Manejo Orgânico; Visita de Campo ao Sítio Vale da Jaqueira; Explanação sobre Adubação Nitrogenada via Bactérias Fixadoras de Nitrogênio e Adubação Verde; Saneamento Básico Rural e Fertirrigação/Preparo Compostagem e Biofertilizantes.

A agente Iara Marinho, da comunidade Anagé, agradeceu a oportunidade de participar dessas capacitações proporcionadas pelo Bahia Produtiva/CAR, por meio da Coopersuba: “Foi um dia excelente, porque a gente conseguiu aprimorar  nosso conhecimento na áreas de agroecologia, dos investimentos e de produção orgânica  no município e no Sudoeste Baiano. Foi excelente mesmo, porque tudo que a gente viveu na teoria a gente pode colocar em  prática”.

Raqueline Munizo, que atende a associação da comunidade Quilombola de Periperi, município de Presidente Jânio Quadros, avaliou a capacitação como produtiva: “Foi muito produtivo conhecer uma propriedade de pessoas que têm uma experiência incrível na agricultura orgânica e poder compartilhar essas experiências”.