Pular para o conteúdo principal

Agricultores familiares participam de capacitação para operação e manuseio de tratores

09/02/2018

A oitava edição do curso de operação e manuseio de máquinas agrícolas, promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), começou nesta quarta-feira (20) e vai até esta quinta-feira (21), em Ribeira do Pombal, Território Semiárido Nordeste II.

O treinamento, com carga horária de 15 horas, é destinado aos representantes indicados pelas entidades que receberam equipamentos agrícolas. O objetivo da capacitação é orientar os participantes quanto à manutenção preventiva do trator, bem como o manuseio e cuidado com a máquina.

O coordenador de mecanização agrícola da CAR, Luís Carlos Ramos, informou que com esta capacitação em Ribeira do Pombal, já são 90 associações treinadas e cerca de 170 operadores e 70 presidentes de associações beneficiados com o curso. “Ao lado da sala de treinamento colocamos um trator, então apresenta-se a parte teórica e, na sequência, seguimos para colocar em prática o conteúdo aprendido. Mostramos o valor do custo de uma hora de trator, sugerimos a formação de um grupo dentro da associação para gerir o uso da máquina e a abertura de conta poupança do trator, dentre outras dicas de manutenção e gestão, para o aumento da vida útil da máquina”, explica Ramos

Avaliação
Antes de Ribeira do Pombal, representantes das entidades do Território Portal do Sertão passaram por capacitação no município de Feira de Santana, nos dias 14 e 15 de dezembro. Eliane Nascimento Dias, Presidente da Associação Rural do Largo Novo, do município de Irará, destacou que o encontro foi importante: “Eu gostei e achei muito produtivo o curso de mecanização. Aprendi muita coisa nesses dias”, disse.

Para José Ferreira, presidente do Polo das Associações de Humildes, em Feira de Santana, será possível fazer um melhor uso da máquina agora com os aprendizados adquiridos: “Nós observamos que foi extremamente importante esse curso com a teoria e a prática da gestão da máquina e como fazer uma utilização correta dela.

Por fim, Maria Odete de Ataíde Carvalho, Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Guaíbas, do município de Anguera, disse que “nem ia participar desse curso, mas vim e me surpreendi. Foi bom, e o que vimos aqui vai ajudar muito lá na comunidade”, finalizou.