Pular para o conteúdo principal

Associações comunitárias rurais são capacitadas em operação e manutenção preventiva de tratores agrícolas

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza, até esta sexta-feira (29), mais uma rodada do Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas. A ação, voltada para representantes de associações comunitárias rurais beneficiadas com tratores entregues pelo Governo do Estado, é executada pela Coordenação de Mecanização Agrícola da empresa.

O treinamento, com carga horária de 15 horas, tem o objetivo de orientar os representantes das associações quanto à manutenção preventiva do trator, bem como o manuseio e cuidado com a gestão da máquina.

Geisa da Conceição dos Santos, presidente da Associação Comunitária Rural de Santa Bárbara e Adjacências, do município de Feira de Santana, avaliou positivamente o curso: “Foi bastante proveitoso e objetivo, em um curto prazo. O instrutor soube conduzir o curso, para que, tanto os presidentes de associação quanto os tratoristas, conseguissem entender, de forma clara, como devem ser os cuidados com o trator e também foi muito interessante ter o conhecimento sobre a máquina, sobre a forma de conduzir e sobre a gestão, para que a associação não passe por situações difíceis lá na frente”.

Para José Carlos Onofre, operador de trator da Associação Comunitária de Água Boa, município de Coração de Maria, o curso foi importante para adquirir novos conhecimentos e tirar dúvidas: “Aprendi muitas coisas que podem me ajudar no meu trabalho, além de desenvolver a minha capacidade de realizar o trabalho de forma mais eficiente”.

Já o tratorista Ivan Lima, da Associação Comunitária de Pindobeira e Mamoneira, do município de Santa Bárbara, ressaltou que o curso foi esclarecedor: “Aprendemos como manejar a máquina, realizar a limpeza e lubrificação, então vamos voltar para a nossa comunidade com uma visão mais ampla para a conservação da máquina que temos lá”.

Essa rodada de cursos, que começou nesta terça-feira (26), contemplou as associações: Comunitária de Santa Bárbara e Adjacências e Rural Comunitária dos Moradores de Pau Seco, de Feira de Santana, Comunitária de Água Boa, em Coração de Maria, Cabeça da Vaca, Santo Estevão, Comunitária Pindobeira e Mamoneira, Comunitária do Tomba, Comunitária Rural do Mocó e Adjacências e Secretaria de Agricultura do município de Santa Bárbara.

Estão sendo capacitadas ainda as associações: Comunitária Cipó do Leite, de Valente, dos Trabalhadores Rurais de Jenipapo e Sete Ferros, Biritinga, Desenvolvimento Comunitário do Povoado de Itapicuru, Monte Santo, Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus, Ichu, Comunitária de Vertente e Central das Associações Rurais, de Serrinha, e União Faz a Força Fazenda Morro do Mamote, de São Domingos.