Pular para o conteúdo principal

Brumado recebe jornada de avaliação de cisternas

Para avaliar os avanços e desafios na vida das famílias beneficiadas e formar uma rede de multiplicadores, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está promovendo, por meio do projeto Água para Todos (PAT), a Jornada de Avaliação das Cisternas Implantadas. Nesta quarta-feira (13), foi a vez do município de Brumado, no Território Sertão Produtivo. A SDR/CAR entregou, nos últimos quatro anos, 62.524 cisternas de polietileno, beneficiando 213.207 famílias, com investimento de R$324,4 milhões. 

Durante o evento, os participantes, entre beneficiários das cisternas, agentes de saúde, técnicos da SDR, foram passadas orientações importantes para a conservação e manutenção das cisternas, visando a qualidade da água armazenada. Foi ministrada ainda a palestra Água é Vida e Saúde.

O agente de Saúde e beneficiário pela implantação de cisternas no município de Fátima, João Vieira, ressaltou que esse projeto foi de extrema importância, não só para ele, mas para toda a comunidade: “Facilitou mais a nossa vida. Muitas mães de família saíam cedo pra buscar água com um pote no tanque de chão, uma água sem tratamento. Hoje, temos água de qualidade”.  

Para o presidente da Associação do Morro do Mosquito, munícipio de Candiba, Antônio da Cruz, a cisterna fornece uma água de qualidade: “A cisterna foi valiosa porque melhorou a saúde das pessoas. Veio para melhorar a vida das pessoas, preservando a saúde. É só saber tratar a água direitinho, não aparar sempre a primeira água, deixar da segunda chuva em diante, que a qualidade vem boa, evitando problemas na saúde da pessoa que consome”. Cruz ressaltou que antes se usava águas de açude, cheias de bactérias e causava muitas doenças nas famílias, nas crianças e nos idosos. 

A agente comunitária Ivati Almeida, da Fazenda Espinheiro, munícipio de Brumado, observou que a cisterna de polietileno trouxe vários benefícios para a população: “As cisternas melhoraram o índice de doenças, inclusive os casos de diarreia. As crianças agora têm muita saúde, e evitou a procura ao Programa de Saúde da Família (PSF) todos os dias. Melhorou bastante a vida da população com que eu trabalho, lá na região do Espinheiro e Campo Seco Doce.

Presenças
O encontro contou com a participação de Cleide Araújo, da CAR/PAT, secretários de Agricultura dos municípios de Contendas do Sincorá, Brumado, Candiba, Ituaçu, Marcionílio Souza e Santa Maria da Vitória. Estavam presentes Abimael Passos, da CAR, Aroldo Santos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Maria Aparecida Santos, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e Antônio Coti, técnico da SDR no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura (SETAF).