Pular para o conteúdo principal

Catálogo revela diversidade da agricultura familiar baiana

Com mais de 70 produtos, entre chocolates, geleias, doces, queijos, cortes de caprinos, cafés e castanhas de caju, entre outros, está disponível, no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (www.sdr.ba.gov.br), o Catálogo de Produtos da Agricultura Familiar. O objetivo é divulgar a diversidade que está sendo produzida pelas cooperativas e associações da agricultura familiar no estado da Bahia, tanto de produtos in natura, como os beneficiados pelo processo de agroindustrialização.

Ailton Pereira, da Cooperativa dos Produtores Rurais do município de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), destacou que a expectativa com o lançamento do catálogo é ampliar a divulgação dos produtos, principalmente da banana chips: “Além da divulgação, focamos na prospecção de novos clientes. Os eventos, que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), têm nos possibilitado participar, vem gerando bons negócios para a cooperativa. Graças a esse apoio estamos expandido as ações comerciais também para os estados do Sul do país”.

De acordo com a diretora de Acesso a Mercado e Agregação de Valor, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Elisabete Costa, essa é uma vitrine virtual de alimentos produzidos de forma saudável, voltada à população em geral e para supermercados e redes de comercialização varejistas e atacadistas, que trabalham com produtos alimentícios.

“A expectativa é que, com a divulgação desse portfólio, de diversos territórios baianos, seja ampliado o consumo desses produtos e, consequentemente, o aumento nas vendas das cooperativas e associações da agricultura familiar para redes de supermercados, restaurantes e hotéis, além da geração de renda para os agricultores e agricultoras  familiares do Estado”, ressaltou Costa.

No catálogo estão disponíveis os contatos e endereços das cooperativas e associações da agricultura familiar. Na lista de produtos estão ainda mel, temperos, palmito, produtos do licuri, azeite de dendê, feijão, sequilhos, biscoitos, derivados de mandioca, derivados de milho, mariscos, iogurtes, polpas de frutas e barras de cereais, entre outros.