Centro de Formação da SDR em Utinga disponibilizará 30 milhões de mudas de palma forrageira para agricultores familiares

Dirigentes e equipe técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) realizaram, nesta quinta-feira (17), uma visita técnica às estruturas do Centro de Formação da SDR, no município de Utinga, Território de Identidade Chapada Diamantina. Destaca-se o campo de produção de raquetes de palma forrageira, que atualmente conta com 30 milhões de mudas para serem distribuídas para agricultores familiares baianos. A ação integra o projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, executado pela SDR, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Para o titular da SDR, Josias Gomes, em Utinga, a SDR tem nessa estação experimental uma alavanca para a solução da alimentação animal: "São essas palmas que a secretaria está entregando para os agricultores familiares. Atualmente são 30 milhões de raquetes de palma miúda, prontas para serem entregues aos agricultores familiares de todo o estado. E assim nós vamos criando, cada vez mais, as condições para que a agricultura familiar se torne esse exemplo de produção agrícola e econômica no nosso Estado".

Wilson Dias, diretor-presidente da CAR,  destacou que o plantio de palma integra um programa interessante para que cada propriedade rural do semiárido tenha uma reserva estratégica de forragem: "Essa palma que é resistente à cochonilha do carmim vai ajudar aos agricultores a manter minimamente os seus rebanhos e a conviver com o Semiárido, que é a grande busca do Governo do Estado. Por isso, é prioridade procurar manter esse campo ativo e fornecer mudas, permanentemente, para a agricultura familiar da Bahia".

O responsável pela Gestão do Centro Formação da SDR, Camilo Leão, em Utinga, observou que esse é um programa de fácil acesso pela agricultura familiar: “É só procurar a Secretaria de Agricultura no município, e de lá entrar no site da SDR e se inscrever, para estar apto a receber as mudas. Essas mudas de palma miúda, resistentes à cochonilha, saem daqui selecionadas, depois são entregues nos municípios, onde um técnico vai prestar toda a orientação, para que esses produtores possam fazer o seu plantio tecnicamente viável".

As ações do Centro de Formação da SDR, que incluem  o plantio de 20 hectares de palma adensada de variedade resistente à cochonilha do carmim , para o programa de distribuição de mudas para Agricultura Familiar, em convênio com a Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Coopechad), cooperativa que cuida do cultivo, colheita, seleção, embalagem, transporte e entrega para os produtores de todos os municípios da Bahia.

Atualmente, o funcionamento do Centro de Formação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Utinga. Na unidade é realizado um programa de capacitação para 70 agentes que prestam o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), com carga horária de 560 horas, voltado para a cadeia produtiva da bovinocultura de leite. O objetivo é capacitar esses agentes para que eles possam orientar melhor e instruir o produtor para o crescimento dessa cadeia produtiva. A ação é realizada pela CAR/SDR, no âmbito do Bahia Produtiva, em parceria com a Bahiater e Suaf, com certificação emitida pelo Instituto Federal Baiano (IF Bahiano). Também acontecem cursos de cultivo e uso da palma adensada além da formação de inseminadores.