Pular para o conteúdo principal

Colaboradores da CAR participam de palestra sobre saúde do homem e da mulher

Colaboradores da CAR participam de palestra sobre saúde do homem e da mulher

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR), participaram, nesta terça-feira (05), de um bate-papo sobre saúde da mulher e do homem, referente as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. 

O evento foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que visa a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias afirmou que o evento mostra que a Cipa está ativa: “Estamos incorporando o que já fazemos todos os anos, chamando a atenção e o cuidado com os nossos servidores para prevenção do câncer e também nossos familiares e amigos. Essas campanhas têm a finalidade de alcançar as pessoas que estão aí, ao nosso redor e nos permitem uma abordagem mais adequada”. 

A presidente da Cipa, Alaíde Conceição, enfatizou que é preciso mais conscientização:“Eu vivi isso na minha família. É necessário fazermos os exames todo ano. A cada minuto aparece alguém com essa doença, estamos muito vulneráveis e esse tipo de evento é preciso ser realizado mais vezes para nos chamar a atenção e nos antecipar à doença”.

A programação contou com uma palestra que mostrou a importância de se cuidar. O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Segundo o coordenador de mecanização agrícola, Luís Carlos Ramos, é importante a empresa promover esse tipo de evento: “Ainda há resistência de alguns homens em fazer esse exame. O que é uma bobagem, porque os homens precisam se conscientizar que fazendo o exame, caso algo seja detectado, terão uma sobrevida e um percentual de cura altíssimo, se for detectado no início”.  

Para especialista temático da CAR, Rafael Matos, a palestra trouxe uma alerta para os colaboradores da empresa: “Precisamos nos cuidar, quebrar preconceitos e tabus, em especial na saúde do homem”.