Pular para o conteúdo principal

Entrega de 1,1 milhão de mudas de palma visa garantir aumento da produção de leite em Várzea Nova

Entrega de 1,1 milhão de mudas de palma visa garantir aumento da produção de leite em Várzea Nova

Para garantir a produção de leite no município de Várzea Nova, no Território Piemonte da Diamantina, o Governo do Estado realizou a entrega de mais de 1,1 milhão de mudas de palma para agricultores familiares ligados à Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag).  

A cooperativa produz por mês 150 mil litros de iogurte, sete mil quilos de manteiga, 20 mil quilos de queijo, além de outras bebidas lácteas e comercializa os produtos em diversos municípios baianos. Em Salvador, os produtos são vendidos em estabelecimentos como Rede Mix, Hiperideal, Almacen Pep e Cesta do Povo. 

O vice-presidente da Coopag, Fred Jordão, afirma que para quem produz leite no semiárido, a palma é fundamental, pois dá oportunidade ao agricultor de garantir uma boa alimentação para os animais: “Porque se a gente quer produzir leite e aumentar a renda do produtor, a palma é indispensável dentro desse processo. Não tenho dúvidas que o histórico desses produtores, na questão da alimentação animal e no aumento da produção do leite, vai ser de grande transformação”.  

O agricultor Edeval Oseas, destaca a importância da palma: “Meu avô tirava leite das vacas e meu pai também. Hoje a realidade é diferente. Antes chovia mais, mas hoje tem que ter palma no Nordeste, se não tiver palma não funciona. Eles nunca imaginavam usar a palma para alimentar o gado, e esse é o legado que quero deixar para o meu filho, da importância da palma para o nosso rebanho”.  

A Coopag recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e por meio do projeto Bahia Produtiva, está sendo investido R$ R$3.1 milhão, com o objetivo de estimular o crescimento produtivo dessa cooperativa da agricultura familiar, por meio de parcerias com o setor privado. 

Além da entrega das mudas de palma, a cooperativa está sendo contemplada com máquinas e equipamentos como câmara fria, compressores, gerador, equipamentos para refrigeração, caminhões, kit de inseminação artificial e de higiene na ordenha, máquinas e equipamentos agrícolas.