Pular para o conteúdo principal

Equipe multidisciplinar do Pró-Semiárido faz força-tarefa para supervisionar convênios

Equipe multidisciplinar do Pró-Semiárido faz força-tarefa para supervisionar convênios

Nos últimos dois meses, a equipe do projeto Pró-Semiárido, alocada no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Senhor do Bonfim, está empenhada na supervisão das ações e atividades que estão sendo executadas em dezenas de comunidades rurais no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Sisal. A força-tarefa reúne profissionais da área social, produtiva e contábil com o intuito de monitorar as metas e buscar conjuntamente formas de garantir uma execução cada vez mais eficaz.

“A supervisão é essencialmente uma ação de acompanhamento das metas físicas e financeiras dos convênios, e por parte da equipe técnica. É feita por uma equipe multidisciplinar que dialoga também com os dirigentes das associações, tesoureiros e os presidentes que fazem a gestão financeira junto à associação e comissão de controle social. Essas supervisões acontecem durante toda a vigência dos convênios, desde a liberação da primeira parcela, à execução das primeiras metas, pagamentos, compras, aquisições, construções, até o término do convênio”, esclarece o chefe de escritório local, Cleiton Lin.

O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo feito entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Na região, o Pró-Semiárido tem mais de 120 convênios, em mais de 150 comunidades rurais, localizadas nos 09 municípios que compõem o território Piemonte Norte do Itapicuru e nos municípios de Queimadas e Itiúb,a que estão inclusos no território de identidade do Sisal. Os investimentos nestas localidades somam quase 25 milhões em convênios e contratos, que atendem mais de cinco mil famílias.