Formação com foco no mercado reúne gestores de empreendimentos da agricultura familiar e técnicos da SDR/CAR

Gestores de cooperativas da agricultura familiar da Bahia selecionadas no Edital de Alianças Produtivas do Governo do Estado participaram, no período de 12 a 14 de novembro, em Salvador, da Oficina de Formação com Foco no Mercado. A ação é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A iniciativa conta com a participação de técnicos da CAR/SDR e consultores do Sebrae, com o objetivo de capacitar os gestores para que possam desenvolver competências para realizar a atividade de gestão junto à cooperativa, de forma mais efetiva, voltada aos resultados esperados pelo projeto.

“A CAR/SDR, via projeto Bahia Produtiva, vem realizando um processo contínuo de formação especializada para esses gestores, contratados para apoiar o processo de gestão e comercialização das cooperativas apoiadas. Para isso, contratamos toda a experiência do Sebrae para ampliarmos, cada vez mais, as competências desses profissionais. O resultado será a melhoria da gestão e na ampliação do acesso a mercados para os produtos da agricultura familiar”, destacou o assessor da CAR, Ivan Fontes.

Dailson Andrade Santos, gestor comercial da (Coopercuc), ressaltou que a estratégia de capacitação do Bahia Produtiva tem contribuído, de maneira significativa, para a melhoria dos processos da Coopercuc: “A contratação da equipe de técnica de apoio à gestão e de assistência técnica voltada à produção, tem sido fundamental para essas melhorias”.

De acordo com José Carlos Bezerra, assistente técnico de Gestão da Cooperativa de Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar), a oficina foi bastante produtiva, pela abordagem sobre a parte mercadológica, acesso ao varejo e gestão financeira, deixando os gestores próximos à linguagem e à estratégia do mercado de varejo, além de possibilitar a troca de experiências e o compartilhamento dos desafios enfrentados pelos gestores juntos às cooperativas, buscando junto com a equipe técnica do projeto a superação desses desafios: “Saímos todos mais animados e motivados e com mais força para colocar em prática tudo o que foi discutido, aprendido e pactuado”.

Por meio de aulas expositivas, discussões e debates, foram abordados temas como Cooperativismo e Gestão, o Ambiente de Negócios (Cenários e Tendências), Foco em Acesso a Mercados e Estratégias de Valor, Cooperativismo e Associativismo, Sistema Tributário e Contábil para as Cooperativas.

Durante o evento os participantes também debateram o tema Slow Food: Sistema Alimentares e Mercado e sobre o Terra Madre Brasil 2020, evento internacional que acontecerá em Salvador no período de 11 a 14 de junho.