Investimentos do Governo do Estado promovem desenvolvimento rural do Território Piemonte da Diamantina

08/02/2018

Em visita ao município de Caém, no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, nesta sexta-feira, (12), o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, representando o governador Rui Costa, autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênios do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, projetos executados pela Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR) e realizou a entrega de dois tratores, 50 mil mudas de palma e 39 casas na comunidade rural de Várzea Queimada.

Os convênios do Bahia produtiva irão atender diretamente 77 famílias, com mais de R$ 626 mil reais, sendo investidos no fortalecimento das cadeias produtivas da Apicultura e Oleaginosas. No município de Caém, já foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão pelo projeto. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou as entregas realizadas de sistemas de abastecimento de água de qualidade e estradas:

"Isso traz para nós, que coordenamos ações para o rural, um conforto. Precisamos de água, energia, estradas e meios de comunicação chegando com qualidade para o rural e, nós da SDR, assinamos e entregamos um conjunto de ações que incluem uma política de alimentação animal, acesso à água, assistência técnica e extensão rural (ATER), agroindústrias, criação de animais, para que possamos, em parceria com as associações e a prefeitura, trazer ainda mais iniciativas estratégicas, que fortaleçam a agricultura familiar no município”.

Para o presidente da Associação dos Apicultores de Caém, Celso Duarte, os recursos do convênio do Bahia Produtiva são importantes porque irão possibilitar às famílias atendidas o desenvolvimento da produção do mel orgânico, mudando a realidade dos apicultores: “A expectativa com o projeto é que iremos aprender cada vez mais sobre a apicultura e a melhoria da qualidade de vida das famílias”.

Bahia Produtiva, Pró-Semiárido e Palma

O diretor da CAR, Wilson Dias, observa que Caém é um município que integra uma região com boa produtividade: “Pelo Bahia Produtiva, nós assinamos um convênio para que a associação de apicultores possa se fortalecer, ampliando a produção e a produtividade e, também do licuri, na comunidade quilombola de Várzea Queimada, como cadeia produtiva de expressão, no Piemonte da Diamantina, que vale a pena potencializar na produção de óleos e outros derivados. Caém tem uma quantidade de comunidades atendidas pelo Pró-Semiárido, que estão sendo fortalecidas na sua base de produção, para que a renda das famílias seja ampliada e a convivência com o semiárido seja melhor estabelecida, com acesso à água e investimentos em culturas adaptadas ao clima seco”.

Os convênios do Pró-Semiárido preveem o desenvolvimento de comunidades rurais, com investimentos produtivos, considerando aspectos socioculturais, além da oferta de assistência técnica e extensão rural (ATER). Com os convênios serão atendidas famílias de oito comunidades. No Território Piemonte da Diamantina, o total de investimentos é de R$ 5.338.132,69 em convênios assinados com 15 entidades da agricultura familiar, beneficiando diretamente 2970 famílias de agricultores e agricultoras familiares.

Pelo projeto Pró-Semiárido, que é parte integrante de um conjunto de compromissos do Governo da Bahia para seguir avançando na erradicação da pobreza, o investimento no município de Caém é de mais de R$645 mil e será destinado ao fortalecimento da avicultura e fruticultura e ao extrativismo sustentável do licuri, além de viabilizar a implantação de quintais agroecológicos e a oferta de serviço de ATER.

50 famílias de comunidades rurais de Caém, cadastradas no Sistema de Solicitação de Sementes e Mudas, receberam 50 mil mudas de palma forrageira, com o objetivo de garantir a segurança alimentar do rebanho. A ação é realizada pela SDR, a partir de uma parceria entre a CAR e a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

Mecanização rural
Durante o evento, foram beneficiados com a entrega de tratores com implementos agrícolas a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais de Articume e Jacu, do município de Serra Preta, e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Caraíba, de Antônio Gonçalves. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos de emendas parlamentares dos deputados Luciano Simões e Soldado Prisco. A ação tem o objetivo de otimizar, com o uso de tecnologias atuais, a mecanização dos trabalhos, realizados pelos agricultores familiares, de preparo do solo, plantio e colheita da produção nos municípios atendidos.

"Esse trator vai representar muito para a agricultura na nossa região, para as pessoas que mais precisam, melhorando o trabalho e a renda dessas famílias, declarou o presidente da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais de Araticume e Jacu, do município Serra Preta, que vem enfrentando um longo período de seca.

Outras ações
Ainda em Caém foi realizada a entrega de Sistemas Integrados e Simplificados de Abastecimento de Água que beneficiaram localidades como as de Monteiro e Bom Jardim e Cedro.

Presenças
Participaram do evento o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, do prefeito de Caém, Gilberto Matos, de representantes de movimentos sociais, de parlamentares da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa da Bahia, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de municípios da região.