Pular para o conteúdo principal

Investimentos na apicultura e pesca potencializam agricultura familiar no município de Morpará

Comunidades rurais do município de Morpará, no Território de Identidade Velho Chico, celebraram nesta quarta-feira (07), entregas e assinaturas de convênios com o Governo do Estado, que irão promover a qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares.  

“Essa é uma continuidade das entregas que vem sendo realizadas pelo Estado, resultado de um compromisso firmado no Programa de Governo, que, no município de Morpará, estão fortalecendo cadeias produtivas como a da apicultura e pesca”, destacou Jerônimo Rodrigues, secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

No âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), foram selecionados, no município de Morpará, dois projetos, que totalizam investimentos da ordem de R$ 640 mil, que beneficiarão diretamente 52 famílias. Foram selecionadas, por meio de editais de chamadas públicas do Bahia Produtiva, a Associação Comunitária do Povoado de Benedita e Região e a Associação de Pescadores de Morpará (Assopesca), com projetos voltados para a apicultura e pesca, respectivamente.

“É Governo do Estado ajudando a consolidar a cadeia produtiva do mel em Morpará e região”, ressaltou o prefeito de Morpará, Sirley Barreto, afirmando que esse foi um dia de colheita e de festa para o município. 

Na comunidade Bandarra foram entregues a Casa de Extração de Mel e 50 kits apícolas à Associação Flor de Cactos. O secretário Jerônimo Rodrigues também visitou a antiga casa de extração de mel na comunidade. 

Já na sede do município, foi realizada a assinatura de um convênio do Bahia Produtiva com a Assopesca, uma visita à unidade de beneficiamento de pescado da associação, além da assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal de Morpará, para a implementação do Programa de Mecanização Rural (Promer) emergencial, e um protocolo de intenções sobre o Mais ATER, para a execução, em parceria com o governo estadual, do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) no município. Na comunidade rural do Poção foi realizada a entrega oficial de um viveiro de mudas.

Participaram das atividades em Morpará representantes da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), Itamar Queiroz e Jucelino, consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Taciana, coordenadora pedagógica da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran).

Estavam presentes também representantes do poder legislativo municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o prefeito e secretário de Agricultura de Brotas de Macaúbas, Litercílio Junior e Ailton Alcântara, respectivamente, o assistente territorial do Bahia Produtiva/CAR/SDR, Gilmário Mendes e o secretário e o assessor técnico da Secretaria Municipal da Agricultura de Morpará, Eunício Pereira e Fabiano Souza.