Pular para o conteúdo principal

Missão do Governo do Estado conhece experiências da Alemanha para fortalecer agricultura familiar da Bahia

Missão do Governo do Estado conhece  experiências da Alemanha para fortalecer agricultura familiar da Bahia

Uma missão técnica, envolvendo os projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, ambos executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram da maior feira de alimentos orgânicos do mundo, a Feira Internacional de Produtos Orgânicos-BIOFACH2018, realizada na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

A Biofach acontece anualmente e está em sua 29ª edição e a participação brasileira vem desde o ano de 2004. Este ano, reuniu o setor internacional de alimentos orgânicos e cuidados pessoais naturais em Nuremberg, com 3.218 expositores de 93 países e público estimado de 50.000 visitantes por dia, provenientes de 134 países.

A equipe participou de diversas palestras, exposições e reuniões técnicas onde foram observados aspectos como perfil da comercialização, embalagens, beneficiamento, preferência de público e possibilidades de comercialização de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar.

Com a possibilidade de compartilhar com pessoas e organizações com interesses exclusivamente voltados para produtos orgânicos, os membros da missão tiveram acesso a conhecimento de boas práticas e experiências que podem ser aplicadas para fortalecer a agricultura familiar na Bahia.

Além da feira a equipe realizou visitas e reuniões com gerentes de supermercados de produtos orgânicos, lojas com mais de 300 unidades no país, que representam um mercado bastante consolidado na Alemanha, onde 10% das propriedades adotam métodos orgânicos de produção agrícola.

Também participaram de uma visita de campo nos arredores da cidade de Nuremberg, onde puderam conhecer empreendimentos que comercializam cestas de produtos orgânicos na região e agricultores produtores de leite e de carne orgânicos.

De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a variedade de itens com certificação de orgânicos chama a atenção. “A lista vai desde carnes, queijos, embutidos, vegetais, biscoitos, bebidas em geral, condimentos, até material de limpeza e de higiene pessoal como sabonetes. Essa diversidade revela o grande potencial deste mercado para as cooperativas da agricultura familiar”.

Os membros da Missão também aproveitaram para se reunir com a empresa responsável pela Feira e confirmar o apoio da CAR na participação de cooperativas da Bahia na Bio Brazil Fair, que acontecerá em junho em São Paulo. Essa Feira é a maior do segmento na América Latina. A seleção das cooperativas deverá ocorrer em março.