Pular para o conteúdo principal

Mulheres rurais baianas marcam presença do Papo Correria

A força das mulheres agricultoras familiares e artesãs foi apresentada nesta terça-feira (12), no Papo Correria, programa do governador Rui Costa, veiculado semanalmente nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. As mulheres, representadas são da Cooperativa de Rede Produtora da Bahia (Cooperede), com sede em Feira de Santana, e reúne 800 cooperadas, distribuídas em 57 empreendimentos, de 17 municípios, nos territórios de Identidade Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuípe.
 
“O apoio do Governo do Estado e as ações como a do edital de Alianças Produtivas, do Bahia Produtiva, são de fundamental importância e uma aposta muito grande na agricultura familiar. É uma forma de dizer ‘nós do Governo acreditamos em quem está na base, no campo’ e isso dá esperança às agricultoras e agricultores, das mulheres que levantam todas as manhãs e acreditam que as coisas podem melhorar. Então, os editais fortalecem e dão a oportunidade para essas mulheres terem uma renda fixa e garantida”, ressaltou a presidente da Cooperede, Joseane Lopes.

As mulheres da Cooperede trabalham atualmente com derivados da mandioca, fruticultura, horticultura e artesanatos em palha sisal, caroá, tecidos, crochê, além de atuar no fornecimento de alimentação, oriunda das produções dos próprios cooperados, para eventos.

A comercialização dos produtos é feita nas lojas da cooperativa nos municípios de Feira de Santana (Ciranda das Artes), Santa Luz (Maria Bunita) e Araci (Flores do Sertão) e também por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e nas feiras da agricultura familiar e feiras livres.

Bahia Produtiva
A Cooperede está participando do processo de seleção do Edital de Alianças Produtivas do Bahia Produtiva, projeto do Governo da Bahia, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

De acordo com a presidente da cooperativa, os empreendimentos filiados são beneficiários de diversas ações e entrega de equipamentos, a exemplo de tratores e das cerca de 180 barracas padronizadas, que estão qualificando a participação dessas agricultoras nas feiras livres dos municípios.

Breve histórico
A Cooperede foi constituída em 2007, com o objetivo de contribuir para a autonomia e autoestima das mulheres, a partir da necessidade de buscar uma geração de renda. A iniciativa surgiu no âmbito do programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC), que reuniu mulheres que trabalhavam com artesanato, alimentação e cultura, para produzirem juntas e comercializarem seus produtos.

Cooperede    
E-mail: rprodbahia@gmail.com
Site: https://cirandas.net/mariabunita
Instagram: cirandadasart
Facebook: 
- Rede de Produtoras da Bahia/ 
- https://www.facebook.com/Loja-Maria-Bunita-774043536033027/