Pular para o conteúdo principal

Parceria com Banco do Nordeste garante execução de projetos de agricultores familiares

Para garantir a execução de convênios de projetos como o Bahia Produtiva e o Pró-Semiárido, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou, nesta quarta-feira (20), um acordo de parceria com Banco do Nordeste (BNB), para abertura e manutenção de contas-correntes destinadas aos convênios da empresa. O acordo foi assinado pelo diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia (BNB), José Gomes.  

Wilson Dias explicou que o acordo possibilita à CAR repassar os recursos dos projetos, por meio do banco, onde as cooperativas e associações tem as contas-correntes abertas: “É uma conta-fundo que você controla o conjunto dos recursos e uma conta de livre movimentação que as cooperativas acessam após nossa liberação”.

O acordo, além aproximar o banco de associações e cooperativas da agricultura familiar, facilita outros recursos, como do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), isenta tarifas e outras taxas bancárias.

Para o superintende do BNB, José Gomes, é um serviço importante para o banco porque permite uma oportunidade de relacionamento com essas entidades de produtores rurais: “Renovamos  um convênio, que temos com a CAR, através do qual a gente faz um serviço bancário de repasse dos recursos para as entidades beneficiária e administramos o repasse, as contas dessas entidades, as aplicações financeiras delas e prestamos  todos os serviços bancários”.