Produtos da agricultura familiar são destaque em rede sociaI do Governo da Bahia

09/02/2018

Os cortes especiais de caprinos de Pintadas e os morangos de Barra da Estiva foram destaque no programa Papo Correria, transmitido, nesta terça-feira (19) pelas redes sociais do governador Rui Costa. O programa contou com a participação do presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), Gerinelson Lima e do presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutis da Chapada Diamantina (ASPROMH), Denevaldo Cruz, que mostravam os produtos e falaram um pouco do processo de produção.

A Cooap, que já possui a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), está recebendo investimentos do Governo do Estado, da ordem de R$ 1,5 milhão, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vincula à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os recursos são destinados para a reforma e ampliação do frigorífico de Pintadas, beneficiando diretamente mais de 500 famílias da região.

Gerinelson Lima, presidente da Cooap, ressalta que com a execução das obras, em andamento, e com o Sisbi, já consegue vislumbrar novos horizontes: “Nós já fizemos contato em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e a perspectiva de mercado é muito boa e nos deixa feliz. Quando o mercado demanda, automaticamente, na base de produção, terá melhorias para o produtor”.

Lima explica que atualmente o frigorífico está trabalhando com cerca de 900 animais, com a participação de quatro cooperativas, Cooap, FrigBahia, Ser do Sertão e a de Fundo de Pasto de Oliveira dos Brejinhos: “A expectativa é chegar a dois mil animais até o fim do próximo ano, e a gente vai, graças a Deus, conseguir incentivar o fortalecimento da caprinovinocultura no Território Bacia do Jacuípe e na Bahia como um todo”.

A produção de Morangos
Os agricultores familiares de Barra da Estiva estão recebendo, do Governo do Estado, por meio da CAR/SDR uma agroindústria com câmara de resfriamento e congelamento, para o beneficiamento do morango.

Com a ação estão sendo beneficiadas 65 famílias, com o investimento de cerca de R$ 500 mil, do Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, que tem o objetivo de agregar valor ao produto final. A produção de morangos de Barra da Estiva chega a 60 mil caixas/mês.

O presidente da ASPROMH, Denevaldo Cruz, destacou que, no início, a associação contava apenas com oito agricultores, mas que, com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, já são 62 famílias produzindo morangos: “Atualmente a produção gera uma renda média de R$ 7 a 8 mil por mês”.