Pular para o conteúdo principal

Sabores quilombolas, galinheiros e bioconstrução no Rural Produtivo na TVE

Sabores quilombolas, galinheiros e bioconstrução no Rural Produtivo na TVE

Neste sábado (20), o Rural Produtivo destaca a agricultura familiar no Território de Identidade Chapada Diamantina. Neste episódio, você vai ver o impacto do associativismo de mulheres e a construção de galinheiros e outras ações para o fortalecimento de famílias agricultoras na comunidade quilombola de Queimada Nova em Morro do Chapéu. E ainda tem a história de Rose Afefé, uma baiana arretada que acreditou no seu sonho e literalmente colocou a mão na massa para construir uma casa. Tem também uma receita de biscoito “peta”.

A equipe do programa foi até a comunidade quilombola de Queimada Nova, em Morro do Chapéu, e conheceu mulheres fundadoras da Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares, que estão adquirindo autonomia financeira com a produção de bolos, biscoitos, cucas e pães caseiros. A produção de alimentos, oriundos da agricultura familiar, é escoda para uma clientela assídua, que consome os mais variados produtos na Feira do Quilombo de Ouricuri II.

Os galinheiros, construídos com o apoio do projeto Bahia Produtiva, também são um sucesso na comunidade de Queimada Nova. Ainda neste episódio, a quituteira quilombola Sindaura Rosa ensinou a receita do biscoito “peta”, com tapioca, leite, açúcar, manteiga e ovos caipira. E, para finalizar, música com a dupla “Som de Agricultores”.

Assista ao programa inédito todo sábado, às 14h, com reprise às segundas, às 6h30 e às quintas, às 20h, na TVE e tve.ba.gov.br.

O Rural Produtivo é resultado da parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (@sdrbahia) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).