Oficina discute diretrizes para formação em Desenvolvimento Territorial dos Colegiados - CAR

06/03/2017

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Diretoria de Planejamento Territorial (DPT), unidade vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Coordenação Estadual dos Territórios estão reunidos nesta segunda e terça-feira (03 e 04), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, na Oficina de Elaboração do Programa de Formação dos Colegiados Territoriais.

“Estamos aqui para mergulhar numa discussão sobre qual é percurso formativo que deve ter os colegiados e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável. Nesses dois dias vamos tirar as diretrizes para esse conteúdo de formação, perspectivas, desafios e olhar o cenário que estamos vivendo, para ver quais seriam as respostas que uma capacitação precisa dar para a política de desenvolvimento territorial na Bahia e que envolve o desenvolvimento rural”, informou Marcelo Rocha, chefe do departamento de formação de órgãos colegiados da CAR.

A coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional, Maria Teresa Ramos, da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS), ministra a Oficina, que tem por objetivo orientar as ações do Departamento de Formação de Orgãos Colegiados (DFOC) da SDR. “A ideia dessa oficina é pensar um projeto coletivo de formação dos colegiados territoriais, para que haja a transversalidade da política em seus territórios, com integração, articulação e um funcionamento em rede”.

Segundo Maria Teresa “é necessário compreender que o desenvolvimento territorial não é uma divisão espacial e não pode ser entendido como um locus de aplicação de política, mas como uma maneira de pensar o desenvolvimento de maneira sistêmica”, sinalizou.

Durante os dois dias de atividades os colaboradores passarão por um trabalho de formação, reflexão, discussão e sistematização de ideias das possíveis ações de formação do DFOC da SDR.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS