População de Senhor do Bonfim tem feira orgânica da Agricultura Familiar - CAR

População de Senhor do Bonfim tem feira orgânica da Agricultura Familiar

04/09/2015

A população de Senhor do Bonfim, município localizado no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, passa a contar com uma opção saudável com a oferta de produtos da agricultura familiar, livres de agrotóxicos. As frutas, verduras e hortaliças passaram a ser comercializadas nas 20 barracas entregues pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por 45 agricultores familiares da comunidade Barroca de Cima, na Feira Orgânica inaugurada nesta quinta-feira (03), na Praça Antônio Gonçalves, na sede do município.

O evento, que contou com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, do diretor executivo da CAR, Wilson Dias, do deputado Estadual, Raimundo Nonato, de representantes da Câmara de Vereadores do município, movimentos sociais, teve a apresentação da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, que abrilhantou a noite com a execução de quatro canções de Luíz Gonzaga.

Para o produtor e vice-presidente da Associação Barroca de Cima, José Raimundo da Silva, a Feira Orgânica, que funcionará a partir de agora todas as quintas-feiras, das 17 às 22h, resolveu mais um problema dos produtores, que antes não possuíam uma estrutura apropriada para comercializar seus produtos. “A Feira Orgânica está trazendo autoestima para os agricultores, que agora contam com uma estrutura adequada, que valoriza os produtos orgânicos e ajudam na comercialização”.

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, falou das ações para a agricultura familiar e ressaltou a importância da mudança de uma cultura que estimulava o consumo de alimentos industrializados e valorizar, cada vez mais a alimentação saudável. “O agricultor familiar pode e deve, além de produzir para a própria subsistência, vender esses produtos que são de qualidade e deve melhorar a cada dia, pois a responsabilidade é de quem compra, produz e consome. Essa feira é um modelo que está sendo adotado em todo o Brasil, que seja irradiada para outros lugares”.

De acordo com o diretor da CAR, Wilson Dias, os produtores serão beneficiados, em breve, com ações de assistência técnica. “A entrega das barracas para a realização da feira, possibilita a relação direta entre produtor e consumidor, pois tão importante quanto saber o que você está comprando, é conhecer quem está vendendo. Além das entregas, a CAR realizará ações de assistência técnica que irão possibilitar o aumento da produção e deverão estimular outros agricultores a adotarem o modelo de produção orgânica, colaborando com a saúde de quem consome e da natureza, sem o a utilização de agroquímicos”.

A CAR já havia beneficiado os produtores da Associação Barroca de Cima com a entrega de 1.800 mudas de manga e 1.800 mudas de abacate e de um caminhão, realizou a entrega das

O caminhão entregue aos associados resolveu o problema do transporte dos produtos à feira livre do município. Antes da chegada do caminhão os produtos eram transportados em animais, dificultando o acesso à sede do município e o escoamento de toda a produção.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS