Pular para o conteúdo principal

Projetos Especiais

Projetos Especiais
keyboard_arrow_up

Com o objetivo de apoiar ações e projetos que viabilizem a erradicação da miséria e extrema pobreza, buscando a inclusão de populações prioritárias, a exemplo de agricultores familiares, pescadores e marisqueiras, assentados de reforma agrária e povos de comunidades tradicionais, além de pessoas em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, cuja renda familiar per capita seja de, até, meio salário mínimo mensal, foi criada, na CAR, em 2015, a Coordenação Geral de Projetos Especiais (CPE).

Entre as ações de destaque estão os projetos de inclusão produtiva, fomento à produção, infraestrutura pública, mecanização agrícola, agroindústrias, cadeias produtivas, entre outros.

Público Beneficiário

São as populações ribeirinhas, comunidades tradicionais quilombolas, populações indígenas, de fundo e fecho de pasto e agricultores familiares que mais sofrem com o processo de exclusão social historicamente acumulado. Esse é o cenário prioritário da CGPE. Dentro desse cenário, identifica-se os grupos de mulheres, jovens e afrodescendentes como grupos prioritários para a ação da CGPE por ser também com maior grau de exclusão e portanto de maior vulnerabilidade econômico-social. Também populações urbanas e periurbanas que desenvolvem atividades agrícolas são apoiados pela coordenação.

Área de atuação

A Coordenação de projetos especiais busca atender a demandas por projetos complementares aos Programas da CAR/SDR, bem como projetos específicos que fortaleçam a agricultura familiar na Bahia, as organizações e as cadeias produtivas com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas, superando as condições de desigualdade e pobreza extrema nos 27 territórios baiano.

Parceiros

SPM; FUNCEP, SUAF, BNDS, PAT, SETRE, SJDHDS, SEPROMI, SECTI, SEMA e BAHIAATER

Publicações