Seminário reúne agricultores dos municípios de Canavieiras e Una - CAR

Seminário reúne agricultores dos municípios de Canavieiras e Una

13/11/2017

Mais de 200 lideranças de associações, cooperativas e sindicatos participaram, nesse sábado (11), do I Seminário dos Agricultores dos Municípios de Canavieiras e Una, que aconteceu no Salão Paroquial do município de Canavieiras, Território de Identidade Extremo Sul. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi representada, na abertura do evento, pelo coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), José Tosato, que debateu sobre o tema: Políticas Públicas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia no Estado da Bahia.

A realização desse seminário integra a estratégia conjunta de um trabalho organizado pelas próprias lideranças com o apoio e parceria do Governo do Estado, por meio da SDR e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prefeituras de Canavieiras e Una, mandatos parlamentares, vereadores, Associação Mãe dos Pescadores Extrativistas de Canavieiras (Amex), parceiros locais, municipais e estaduais.

O objetivo do evento é consolidar uma atuação de forma articulada e em rede, na busca de solução dos problemas coletivos, com a apresentação de uma pauta conjunta que prevê o fortalecimento a região.

Tosato parabenizou a organização das associações que promoveram o seminário e ressaltou a importância da parceria entre Governo do Estado e prefeituras municipais para que as políticas públicas promovam o desenvolvimento rural. Ele destacou a importância de se fazer um planejamento das ações, das entidades estarem inseridas nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), da construção de uma estimativa da quantidade e diversidade da produção nos municípios, de buscar os mercados institucionais, ou não, para o escoamento dos produtos locais, entre outros.

“O Governo do Estado, por meio da SDR, vem executando ações, em toda a Bahia, para promover o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar, a exemplo dos investimentos em mecanização rural, assistência técnica e extensão rural (ATER) e regularização fundiária. Essas ações serão ainda mais efetivas e poderão ser ampliadas com a realização de um trabalho em parceria com as prefeituras municipais e as entidades representativas da agricultura familiar”.

Bahia Produtiva
Durante o evento, foi apresentado também o projeto Bahia Produtiva, que vem investindo recursos para apoiar cadeias produtivas estratégicas no estado, como as de apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, pesca artesanal e aquicultura, entre outros, e a parceria com a Secretária Estadual de Educação (SEC), para a realização de cursos de capacitação voltados para o desenvolvimento rural. Entre as ações executadas por meio da SDR estão ainda a entrega de trator com implementos agrícolas, barracas padronizadas de feira, entregas de mudas de frutíferas, por meio da Biofábrica, entre outras ações.

Para Joelson Ferreira, da coordenação da Teia dos Povos, esse seminário que reúne os agricultores familiares fortalece a ação da SDR: “Esse é um momento importante em que o Governo do Estado já acenou que vai fortalecer essa iniciativa da agricultura familiar para que ela possa avançar e a gente dar resposta aos grandes problemas que ainda existem não só aqui na região, mas em toda a Bahia”, Ferreira

O secretário da Amex e membro da coordenação da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), Carlos Alberto Santos, falou da satisfação em fazer parte de um evento organizado pelas próprias associações: “É uma iniciativa ímpar, pois até então não havia histórico de um evento como esse. A ideia é fazer com que os agricultores interajam e, por meio de uma ação articulada, consigam mais ações positivas, como a implementação de políticas públicas, com um diálogo junto às prefeituras, buscando a melhoria da qualidade de vida e qualificação da produção da agricultura familiar desses dois municípios”.

Potencial produtivo
De acordo com a organização do evento, essa região, onde existem aproximadamente 60 associações representativas dos agricultores, possui grande potencial produtivo e tem como principais atividades econômicas a agricultura familiar e a pesca artesanal, que ainda demandam qualificação e diversificação da produção.

Entre os temas debatidos durante o seminário estão Agricultura Familiar nos municípios de Canavieiras e Una, histórico de lutas e resistência, Agricultura Familiar Agroecológica no Sul da Bahia, Oportunidades e Perspectivas de Futuro, e Direitos dos Agricultores e Agricultoras Familiares avanços históricos, retrocessos e ameaças. Durante o encontro foi criada a Coordenação das Organizações da Agricultura Familiar dos Municípios de Canavieiras, Una e Região.

Participaram do encontro representantes da Amex, das Reservas Extrativistas (Resex), do prefeito do município de Canavieiras, Roberto Almeida e de equipes das prefeituras municipais de Canavieiras e Una, da coordenação da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), no Serviço de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Marcos Souza, da Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Gil Nunes, além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Confira mais fotos no Flickr

Enviar notícia para amigo

PROJETOS

  • 120x90
  • logo120x90-01
  • agua para todos

MULTIMÍDIA

  • VÍDEOS
  • ÁUDIOS
  • FOTOS
  • MATERIA MARCIONILIO SOUZA 060416 JS 0329 [Download]

  •