Expojacuípe promove agricultura familiar do território Bacia do Jacuípe - CAR

Expojacuípe promove agricultura familiar do território Bacia do Jacuípe

01/09/2017

No meio do sertão, na zona rural do município de Pintadas,na Escola Família Agrícola de Pintadas (EFAP), teve início nesta sexta-feira (1º), a primeira edição da Feira Expositiva de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Bacia do Jacuípe.

Exposição de animais e a comercialização de produtos da agricultura familiar, como polpas de frutas, mel, leite e seus derivados, biscoitinhos, além de artesanatos baianos, de várias partes da Bahia, fazem parte da feira, que segue até este sábado (02). Também estão sendo realizados seminários e palestras com orientações, informações e capacitação na área de produção e comercialização produtos.

A abertura oficial do evento contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues. Ele avaliou que o evento teve início com grande potencial: “É uma alegria ver a primeira edição de uma feira como essa começar com tanta maturidade. Animais certificados, com sanidade certificada. Temos 17 produtores de caprinos, ovinos e bovinos expondo seus animais, revelando a qualidade que temos, a capacidade de produzir carne e leite, empreendimentos com jovens estudantes mostrando potencial para tecnologia, produtos que estão começando e ainda precisamos qualificar e produtos que têm potencial para exportação. Essa estreia tem maturidade. As próximas, certamente, serão ainda melhor”.

Na oportunidade, o secretário da SDR recebeu uma homenagem de reconhecimento pelo incentivo e contribuição ao desenvolvimento rural do Território Bacia do Rio Jacuípe.

A Expojacuípe trouxe ainda para os visitantes, experiências de tecnologias de convivência com o semiárido, máquinas, plantas e cultivos, remédios para animais e inseticidas para plantas, com ingredientes naturais, desenvolvidos por estudantes.

Adesão ao Sisbi
Durante o evento, foi entregue ao presidente do abatedouro de Pintadas, a Frigbahia, Walcir Rios, o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), pela Agência de Defesa Agropecuária (Adab).

Para o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), Gerinelson Gonçalves, a entrega do selo fortalece a cadeia produtiva da caprinocultura gerando retorno na sustentabilidade do produtor: “Recebemos o Sisb que foi o ponto chave da feira para o nosso frigorífico parceiro. A expectativa é grande, hoje abatemos cerca de 600 animais por mês. O selo vai possibilitar que as cooperativas parceiras tripliquem o fornecimento de matéria-prima. O selo vai aumentar o comércio de produtos na ponta e automaticamente vai possibilitar um aumento maior da matéria-prima. A garantia de compra faz que o produtor produza mais”.

O presidente do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, destacou o trabalho da SDR em fortalecer o cooperativismo e a agricultura familiar: “Hoje é uma mostra que a nossa agricultura familiar está no caminho certo. Estamos celebrando o fortalecimento desse segmento juntos com todos os parceiros dessa luta”.

Para o representante da Federação dos Consórcios da Bahia (Fecbahia), José Silva, essa é uma das iniciativas que fazem com que produtos da agricultura familiar cheguem aos mercados: “Espaços como esse fazem com que os agricultores se organizem e queiram divulgar mais e melhor seus produtos. Avanço para todos os empreendimentos da agricultura familiar”.

A representante da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Iara Andrade, declarou que esse é um momento de celebração: “Uma feira belíssima com produtos de vários territórios que trouxeram o seu melhor para fazer negócios”.

A Expojacuípe é uma iniciativa da Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda (COOAP), em parceria com instituições do território, articuladas pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Consórcio Jacuípe, com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Sertão), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Prefeitura Municipal de Pintadas e do Governo do Estado, por meio da CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidades da SDR.

Enviar notícia para amigo

PROJETOS