Área de Recaatingamento implantada pela CAR em Juazeiro é visitada por autoridades nesta segunda-feira

Autoridades políticas dos Governos Federal, Estadual e municipais, além de integrantes de universidades e órgãos ligados ao meio ambiente estiveram na manhã desta segunda-feira (10/05), na comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Malhada da Areia em Juazeiro para conhecer a área de Recaatingamento e algumas tecnologias sociais implantadas para fortalecer a produção de famílias agricultoras e preservar o bioma.

A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) é parte da programação da Missão Climática que acontece em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e celebra o Dia Nacional da Caatinga. A programação desta manhã, contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Bahia, Jeandro Ribeiro.

“Estamos aqui para recepcionar a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que veio conhecer uma das políticas públicas de convivência com o Semiárido implantadas por meio do projeto Pró-Semiárido. Hoje nós temos um resultado eficaz, pois trabalhamos com o recaatingamento aliado à inclusão socioprodutiva, reaproveitamento de água e captação e armazenamento de água da chuva. São oito anos de execução de um projeto belíssimo que foi o Pró-Semiárido”, ressaltou durante a missão, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

A área de Caatinga preservada é uma das ações estratégicas do Governo da Bahia para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e foi executada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Pró-Semiárido, projeto cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

O Recaatingamento consiste numa metodologia de intervenção agroecológica baseada nos princípios da Convivência com o Semiárido que oferece os meios necessários para a mitigação dos efeitos da desertificação e das mudanças climáticas. No Pró-Semiárido, a ação de Recaatingamento envolveu comunidades rurais de 12 municípios, e assegurou a preservação e conservação de, pelo menos, 20 mil hectares de Caatinga.

Fotos: Elka Macêdo/Pró-Semiárido