Pular para o conteúdo principal

Câmara Setorial discute avanços para apicultura e meliponicultura na Bahia

Alinhar os esforços do Governo do Estado com as demandas e necessidades dos apicultores e apicultoras da Bahia. Este foi o ponto central da reunião da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura (CSAM) da Bahia que aconteceu nesta quarta-feira (10/07) na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, comentou que a iniciativa da reunião foi justamente ouvir as necessidades dos agricultores e agricultoras familiares deste sistema produtivo. “Foi um momento de escuta importante para os avanços da apicultura e meliponicultura da Bahia. Reforçamos as inscrições dos nossos dois editais de agroindústrias familiares da Bahia e construímos nova agenda para tratar do combate a venda de produtos adulterados e evasão fiscal do mel”, disse Jeandro.

A coordenadora da Apicultura e Meliponicultura na Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e secretária-executiva da CSAM estadual, Marivanda Eloy, fez um balanço da reunião. “Falamos aqui da organização do setor a nível estadual e nacional e trouxemos as necessidades dos apicultores e meliponicultores em relação à assistência técnica, à agroindustrialização, à comercialização e ao combate dos agrotóxicos, que têm gerado a mortalidade das abelhas. Foi uma reunião extraordinária e que vai ser importante para a construção dos próximos editais voltados a este tema”, falou Marivanda.

Entre os representantes dos agricultores e agricultoras familiares, o presidente da Associação dos Apicultores de Cipó e vice-presidente da Federação Baiana de Apicultores e Meliponicultores (Febramel), Joaquim Rodrigues, aprovou este espaço de debate. “A gente vem para reuniões como essa em busca de conhecimento, para escutar as políticas públicas que o Governo do Estado está construindo e leva-las para os apicultores e apicultoras que estão no campo. Então, é muito importante esses encontros para discutir o que fazer de melhor para a apicultura no estado da Bahia”, finalizou.

Fotos: Rafael Barreto/CAR