Pular para o conteúdo principal

CAR participa de oficina sobre Cadastro Ambiental Rural para quilombolas em Brasília

Com o objetivo de debater a regularização ambiental em territórios quilombolas, representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) participam, nesta terça e quarta-feira (18 e 19/06), de Oficina de Apoio à Implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Quilombola promovido pelo Ministério da Igualdade Racial e pelo Fundo Amazônia/BNDES.

O encontro realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Salão Multiuso da Coordenação de Operações Aéreas (COAER/Ibama), visa coletar subsídios para estruturação da proposta de projeto a ser submetida ao Fundo, com a finalidade de apoiar a implementação do CAR Quilombola.

Pela CAR, o diretor-geral, Alexandre Simões e o técnico de regularização fundiária e ambiental, Jacson Machado, acompanham a atividade. “A Bahia veio mostrar a sua experiência no que tange a regularização ambiental, em ações desenvolvidas em cooperação técnica entre Secretaria de Meio Ambiente (Sema/Bahia) e o Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Bahia), e discutir a metodologia, a abrangência territorial e os arranjos de execução dessa proposta que será submetida ao fundo”, analisou.

O CAR Quilombola é uma iniciativa que se vincula à Política de Gestão Territorial Quilombola (PNGTAQ), uma vez que o cadastro é um dos instrumentos possíveis de gestão nos territórios.

Essa é mais uma articulação em busca da melhor metodologia para avanço da regularização ambiental das comunidades quilombolas nos diversos projetos executados pela CAR, inclusive, para a definição dos próximos passos referentes à segunda etapa do projeto Quilombo Legal, que vai realizar a regularização ambiental e fundiária de mais 105 comunidades quilombolas na Bahia.

A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).