Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado lança edital para construção de unidades habitacionais na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos

Governo do Estado lança edital para construção de unidades habitacionais na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos

Nesta quarta-feira (19), durante o lançamento da Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial, realizado no Teatro Jorge Amado, em Salvador, o Governo do Estado lançou o Edital de Chamamento Público para a construção de 80 unidades habitacionais rurais na comunidade quilombola de Rio dos Macacos, no município de Simões Filho. O edital foi publicado nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial do Estado.

Serão R$ 6 milhões investidos na construção de casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, solução de água e energia elétrica. O edital é fruto da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e vai selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSC).

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal e Estadual para a construção das 80 casas na comunidade quilombola. "Com esse apoio, a CAR pode concretizar esse investimento e fornecer moradia digna para as famílias da comunidade. Essa ação faz parte do compromisso da CAR/SDR em fornecer moradia digna, especialmente para comunidades tradicionais".

A construção dessas 80 unidades habitacionais rurais representa um marco importante na promoção da igualdade racial e na melhoria das condições de vida de comunidades quilombolas na Bahia. Com esse investimento, a expectativa é que as famílias da comunidade de Rio dos Macacos possam viver com mais conforto, segurança e qualidade de vida, fortalecendo ainda mais a cultura e a história das comunidades quilombolas do estado.

A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, celebrou as conquistas e os avanços alcançados, afirmando que essas ações integradas são essenciais para combater a extrema pobreza que ainda atinge a população negra. Ângela Guimarães citou também ações de inclusão produtiva e expressou a vontade de avançar cada vez mais em um mundo de justiça e oportunidades. Segundo ela, politicas públicas como essa fazem toda a diferença na vida das famílias quilombolas.

O edital completo com todas as informações está disponível no endereço eletrônico: www.car.ba.gov.br.

Galeria de fotos