Pular para o conteúdo principal

Mercado municipal de Cordeiros dinamiza economia e garante renda no Sudoeste Baiano

A requalificação de espaços de comercialização a exemplo de mercados municipais e feiras livre, tem transformado a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares na Bahia. Em Cordeiros, no Sudoeste Baiano, a ampliação do mercado municipal gerou mais renda e dinamização da economia local.

A agricultora familiar Vanilse Silva é uma das beneficiárias do novo equipamento e comenta os benefícios da mudança. “Aqui eu vendo frango abatido, feijão verde, feijão seco e, com a cobertura, ficou muito melhor vender. Está muito mais confortável com a cobertura, porque os produtos não pegam mais sol nem chuva”, disse Vanilse.

Bom para os agricultores, bom para os clientes. A consumidora Anisete Jardim analisa a qualidade dos produtos vendidos em Cordeiros. “Hoje, a gente vai amadurecendo e priorizando a saúde. Com isso, comecei a procurar alimentos mais saudáveis e de qualidade e encontrei-os aqui na nova feira de Cordeiros, produzido pelos nossos moradores da região”, afirma.

O vice-prefeito de Cordeiros, Renivaldo Francisco de Sousa, define a ampliação do equipamento como um avanço para toda a região. “A nova cobertura melhorou as condições de comercialização da agricultura familiar, melhorando assim a renda e a qualidade de higiene da alimentação que é comercializada. Foi muito importante para a economia do município”, finalizou.

Mercados municipais

O sucesso da feira de Cordeiros é um exemplo da estratégia do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para fortalecer a economia dos municípios por meio da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para isso, estão sendo construídos ou requalificados mais de 186 mercados municipais por toda a Bahia, garantindo inclusão social, emprego e renda a milhares de baianos e baianas.

Fotos: André Frutuôso/CAR