Pular para o conteúdo principal

Representantes da CAR destacam o empenho do Estado para início imediato do Projeto Parceiros da Mata

Na abertura oficial da Missão de Apoio para a Elaboração do Desenho do Projeto Parceiros da Mata, que aconteceu na manhã de hoje (14/08), no Espaço de Convivência da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em Salvador, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ratificou o empenho e o desejo do Governo do Estado em iniciar a execução do Projeto ainda este ano. 

O momento contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Adriano Costa. Em sua fala, ele ressaltou a boa capacidade técnica da CAR e a importância de projetos como esse para assegurar melhor qualidade de vida para as pessoas do campo.

A programação da Missão, iniciada desde o último dia 07/08, conta com membros da equipe técnica da CAR, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que irão cofinanciar esta ação. A programação compreende reuniões e visitas à campo para alinhar ações estratégicas e necessárias que vão compor as atividades a serem executadas no Projeto Parceiros da Mata. 

“Na Bahia, essa nova parceria com o BID e com o Fida é bastante assertiva porque estamos muito imbuídos em levar políticas públicas para os povos do campo, em especial às famílias que estão em vulnerabilidade social. Isso está sendo o carro-chefe do Governo de Jerônimo. Estamos chegando em regiões onde o Estado ainda não tinha conseguido chegar e esperamos que a gente consiga alargar ainda mais a ação e levar mais políticas para quem mais precisa”, salientou Jeandro Ribeiro.

Entre as linhas de atuação que estão sendo desenhadas no Projeto, estão ações de preservação e recuperação da mata; inciativas de equidade e combate à violência de gênero; fortalecimento das associações e das juventudes; execução de obras estruturantes ligadas ao acesso à água potável e saneamento básico rural e iniciativas de formação, gestão do conhecimento e comunicação.

A Missão de Apoio encerra nesta quarta-feira (16/08), mas estima-se que haja mais uma programação no mês de setembro para mais visitas aos territórios de identidade Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas, locais que estão na área de abrangência do Parceiros da Mata. Serão realizadas também reuniões para o alinhamento e os ajustes finais do Projeto que será apresentado para a validação do Fida e BID.

Parceiros da Mata
O Parceiros da Mata vai promover o desenvolvimento rural sustentável durante cinco anos na região da Mata Atlântica, com investimentos de R$ 750 milhões de reais, beneficiando 100 mil famílias rurais, em 77 municípios.
 

Projeto relacionado