Pular para o conteúdo principal

Bahia que Produz e Alimenta

Bahia que Produz e Alimenta
keyboard_arrow_up

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta, resultante de um Acordo de Empréstimo entre o Governo da Bahia e o Banco Mundial, confirma que o apoio à agricultura familiar e à produção de alimentos continua como uma política pública prioritária na Bahia para os próximos anos.

 

O principal objetivo do Projeto é impulsionar o Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio da melhoria da infraestrutura, capacidade gerencial, produtiva e de acesso a mercados. Além disso, buscará aumentar a resiliência aos impactos das mudanças climáticas e ampliar o acesso aos serviços de água em áreas rurais, por meio de assistência técnica, inovação e gestão de recursos para as organizações produtivas, agricultores e agricultoras familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas e outras populações tradicionais do rural da Bahia.

O Projeto contará com recursos provenientes de empréstimo de US$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares), oriundos do Banco Mundial com contrapartida do Governo do Estado da Bahia no valor de US$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de dólares).

O Projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR, sendo que, no âmbito do Componente 2 do Projeto – de abastecimento de água para comunidades rurais, será coexecutado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – CERB, empresa pública vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia – SIHS. A meta é atender 56 mil famílias beneficiárias e 800 organizações produtivas da agricultura familiar nos 27 territórios de identidade entre 2024 e 2030.

Para alcançar os objetivos propostos, o Projeto Bahia que Produz e Alimenta foi estruturado em 04 (quatro) Componentes:

 

  • Componente 1: Dinamização Econômica, Melhoria da Produção, Gestão e Organização para Mercados;  
  • Componente 2: Abastecimento de água para comunidades rurais;  
  • Componente 3: Promoção e implementação de soluções inovadoras; 
  • Componente 4: Gestão do Projeto e Desenvolvimento Institucional.

 

Público Beneficiário

Público beneficiário.png

Área de atuação

Área de atuação.png

Notícias